Sobre a notícia “Tyson Foods e Master Agropecuária possuem projeto de expansão para o Planalto Norte Catarinense”, veiculada nesta segunda-feira, 31 de agosto, por diversas mídias, a Tyson do Brasil esclarece que não mantém qualquer tipo de parceria com esta empresa, como estratégia de investimentos em Itaiópolis (SC). Também são infundadas as informações de que a Tyson está contratando 750 aviários para atender sua unidade em Itaiópolis, com meta de abater 350 mil aves/dia, contratação de 3,5 mil funcionários e parceria com as prefeituras da região.
A Tyson do Brasil tem, sim, um plano de expansão no mercado brasileiro, de estar entre as cinco maiores empresas avícolas do País, em curto prazo de tempo. Desta forma, em 2009, sua rede de integrados saltará para 340 aviários, que atenderão as unidades de São José e Itaiópolis, em Santa Catarina, e de Campo Mourão, no Paraná. A unidade São José passará, em curto prazo, a operar em dois turnos, abatendo 118 mil aves diariamente. As unidades de Campo Mourão e Itaiópolis abaterão 320 mil aves/dia cada uma.
Para expandir sua produção e investir em integrados interessados em entrar na rede, a Tyson do Brasil conseguiu uma linha de crédito com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Paraná, no valor de R$ 100 milhões. Outros R$ 20 milhões foram oferecidos pelo Banco de Desenvolvimento do Estado Santa Catarina (Badesc).