Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AGROINDÚSTRIA

Estado de Nova York processa a JBS por supostas alegações enganosas sobre metas ambientais

Estado de Nova York processa a JBS por supostas alegações enganosas sobre metas ambientais

A JBS, uma gigante brasileira do setor de produção de carne, enfrenta acusações nos Estados Unidos por supostamente fazer alegações enganosas sobre suas metas ambientais para impulsionar as vendas entre consumidores preocupados com o meio ambiente. A Procuradora-Geral de Nova York, Letitia James, entrou com um processo contra a empresa, alegando que ela afirmou que alcançaria emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040, mesmo sem ter um plano viável para cumprir esse compromisso. O processo, movido contra a JBS USA Food Company e sua subsidiária, a JBS USA Food Company Holdings, destaca essas ações como alvo das acusações.

O processo citou um anúncio de página inteira da JBS USA no The New York Times, em 2021, que inclui a frase: “A agricultura pode ser parte da solução para o clima. Bacon, asas de frango e bife com emissões líquidas zero. É possível.” A procuradora pediu ao tribunal que exija que a JBS USA encerre sua campanha “Net Zero by 2040” e devolva os lucros “rastreáveis até seus atos ou práticas fraudulentas, enganosas ou ilegais”. A ação também busca penalidades civis de até US$ 5 mil por violação, a serem determinadas no julgamento.

A JBS afirmou que discorda da ação de James, por meio de uma porta-voz. “A JBS continuará a colaborar com agricultores, pecuaristas e parceiros em nosso sistema alimentar ao redor do mundo para ajudar a alimentar uma população em crescimento, usando menos recursos e reduzindo o impacto ambiental da agricultura”, disse em comunicado a porta-voz Nikki Richardson. “Nossa crença de que a agricultura americana pode ajudar a alimentar o mundo de forma sustentável está inabalada”, acrescentou.

A ação surgiu após recentes cartas de legisladores nos Estados Unidos e no Reino Unido à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio, alertando contra a listagem da JBS. Os legisladores argumentaram que o aumento de capital permitiria que a empresa, responsável por grande parte do desmatamento na Floresta Amazônica, causasse ainda mais danos. De acordo com o processo, a carne bovina tem as maiores emissões totais de gases de efeito estufa e sua produção está vinculada a desmatamentos em larga escala.

Fonte: Associated Press/Broadcast.