Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

EUA processam empresa por informações anticompetitivas

A ação destaca que a Agri Stats coletou e compartilhou dados sensíveis relacionados a preços, custos e produção entre competidores do setor de carnes

EUA processam empresa por informações anticompetitivas

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos tomou medidas legais ao entrar com uma ação civil antitruste contra a Agri Stats, alegando que a empresa facilitou a troca de informações anticompetitivas entre processadoras de carne de frango, suína e de peru. A ação destaca que a Agri Stats coletou e compartilhou dados sensíveis relacionados a preços, custos e produção entre competidores do setor de carnes, práticas que prejudicam a concorrência e afetam negativamente os consumidores.

O procurador-geral adjunto, Jonathan Kanter, da Divisão Antitruste do Departamento de Justiça, enfatizou o compromisso em enfrentar práticas anticompetitivas que impactam os preços dos produtos de carne, afetando os bolsos dos consumidores. A Agri Stats é conhecida por fornecer relatórios regulares para diversas processadoras de carne, sendo que esses dados são frequentemente usados para a definição de preços e planejamento de produção.

Os relatórios incluem informações detalhadas sobre preços de venda, custos operacionais (como salários de funcionários e despesas de criação) e números de produção, sendo segmentados por fábrica ou empresa. Importante destacar que as empresas envolvidas abrangem uma parcela substancial do mercado, representando mais de 90% das vendas de carne de frango, 80% das vendas de carne suína e 90% das vendas de peru nos Estados Unidos, segundo dados do Departamento de Justiça.

A ação alega que a Agri Stats tinha conhecimento de que suas informações eram usadas para práticas anticompetitivas, chegando até a encorajar ações como o aumento de preços e a redução da oferta em certos casos. O Departamento de Justiça aponta que esses relatórios eram disponibilizados para as processadoras, mas não para os compradores de carne, trabalhadores e consumidores.

Embora a empresa tenha suspendido a publicação dos relatórios nas indústrias de carne de peru e suína devido a ações antitruste privadas, a intenção da Agri Stats é retomar essa prática após a resolução dessas ações. No entanto, o Departamento de Justiça argumenta que a conduta anticompetitiva persiste no setor de processamento de carne de frango.