Começou a primeira edição da Expedição Suinocultura, que vai a campo com uma equipe de técnicos e jornalistas para mapear os avanços e desafios do setor. Em três meses, o grupo vai percorrer os quatro estados brasileiros que mais produzem suínos. Durante o caminho, o Agronegócio Gazeta do Povo confere todos os elos da cadeia produtiva: criadouros, indústrias e também a logística de exportação nos portos brasileiros.
O roteiro começa pelo Paraná, terceiro colocado em produção (542,2 mil toneladas) e exportação de carne de porco (67,3 mil toneladas), segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Na sequência, a Expedição segue para Santa Catarina, líder em abates (900,4 mil toneladas) e embarques (194,5 mil toneladas) no país. O trajeto também contempla o Rio Grande do Sul, responsável pela produção de 713,6 mil toneladas e exportação de 183,7 mil toneladas por ano; e Minas Gerais, com 400,1 mil toneladas produzidas, com vendas externas de 14,1 mil toneladas por ano.
“Discutir a realidade econômica é uma forma de contribuir para seu desenvolvimento. A informação e o diálogo com os agentes envolvidos apontam caminhos para que a suinocultura continue gerando emprego, renda e divisas para o país”, afirma Giovani Ferreira, gerente do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo.
A Expedição Suinocultura conta com o apoio financeiro e técnico da Frimesa, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Suinosul e Confraria do Leitão.