Em sua 14ª missão de negócios desde o início do governo, em janeiro de 2011, o governador Raimundo Colombo participou, na manhã desta segunda-feira (06/03), em Tóquio, do seminário Oportunidades de Negócios, Parcerias e Investimentos entre Santa Catarina, Brasil e Japão, realizado na sede da Embaixada do Brasil. O objetivo do encontro, que contou com a presença de mais de 25 empresários japoneses, foi ampliar as ações comerciais entre o Estado e o Japão.
O embaixador André Corrêa Aranha do Lago abriu o seminário e elogiou o êxito que já existe nas relações e as possibilidades que se abrem nos negócios entre o governo de SC e os japoneses. Aranha do Lago lembrou que essa é a quarta visita que o governador Raimundo Colombo faz ao Japão.
O governador Raimundo Colombo disse que as primeiras palavras para o Japão são de agradecimento, porque na história catarinense os japoneses sempre estiveram presentes, num forte espírito de colaboração. Lembrou que o Estado é recorrente em problemas de enchentes, principalmente na região do Vale do Itajaí, e a Jica, Agência de Cooperação Internacional do Japão, contribuiu de forma cooperativa com o governo no projeto de controle das cheias que está em execução, utilizando como modelo de prevenção o que foi realizado há mais de cem anos no rio que corta a capital Tóquio.
Colombo informou que o presidente Michel Temer estará em SC no próximo dia 17 para inaugurar a sobre-elevação e a construção dos canais extravasores das barragens de Ituporanga e Taió. “Essas obras deverão minimizar os efeitos das enchentes no Vale do Itajaí”, explicou o governador.