A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levarão agroindústrias exportadoras de aves, ovos e suínos do Brasil para ação que será realizada durante a Expo Carnes y Lacteos, entre os dias 21 e 23 de fevereiro, em Monterrey (México).
Durante o evento, que é uma das maiores feiras mexicanas para a indústria de alimentos, a ABPA contará com uma área exclusiva para a realização de rodadas de negócios e reuniões com stakeholders. Cinco agroindústrias brasileiras confirmaram presença no espaço da ABPA: BRF, Pif Paf, C.Vale, Copacol, Netto.
Além do fomento a novos negócios, a ação terá como foco clarificar os objetivos brasileiros junto ao mercado mexicano, voltado à garantia de suprimento da demanda local de alimentos, em complementação à produção local destas proteínas. Ao mesmo tempo, serão distribuídos materiais promocionais com informações sobre as empresas exportadoras e sobre a cadeia produtiva do Brasil – distribuídos em forma física e por QR-Code.
“Esta é a primeira ação realizada no mercado do México desde a abertura do país para as exportações brasileiras de carne suína, ocorrida no segundo semestre do ano passado. O país norte-americano é o segundo maior importador de carne suína do planeta e o Brasil está preparado para apoiar a sua demanda. Assim como já temos estabelecido com o suprimento de produtos avícolas, queremos reforçar nossos lados com importadores, stakeholders e produtores locais, marcando nossa posição como parceiros no auxílio à oferta de alimentos para a população do México, especialmente neste momento de forte pressão inflacionária”, destaca Luís Rua, diretor de mercados da ABPA, que participará da ação.
O México está entre os 10 principais importadores de carne de frango do Brasil. Em 2022, importou 140,3 mil toneladas do produto avícola brasileiro, volume que superou em 34,3% o total importado pelo país em 2021, com 104,4 mil toneladas.