Exportadores de carne de frango e de ovos retornaram esta semana de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com expectativas de negócios de US$ 250 milhões em 12 meses, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
A associação liderou, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), uma grande ação na Gulfood Trade Show, a maior feira de alimentos do Oriente Médio, encerrada nesta quinta-feira (02/03).
Dezesseis agroindústrias produtoras e exportadoras participaram da iniciativa, em uma área exclusivamente estruturada para os Projetos Setoriais Brazilian Chicken e Brazilian Egg – mantidos pela ABPA e pela Apex-Brasil.
Clientes e potenciais importadores de todo o Oriente Médio e de outros países da Ásia e África visitaram o espaço. Mais de 2,5 mil sanduíches de Shawarma e 1,5 mil omeletes foram servidos na área de degustação estruturada pelo setor de promoção comercial da ABPA.
Além da prospecção e dos negócios consolidados (foram mais de US$ 15 milhões apenas durante o evento), a ação teve como objetivo reforçar os laços junto aos importadores e consumidores que visitaram a Gulfood. Materiais promocionais em inglês e árabe foram distribuídos, com informações sobre o perfil dos produtos e do sistema produtivo brasileiro, além de contatos das agroindústrias exportadoras.
“Realizamos em Dubai nossa maior ação de estímulo às exportações do primeiro semestre. Os bons resultados alcançados mostram a importância das boas relações entre o Oriente Médio e a cadeia avícola do Brasil, maior produtor e exportador de frango halal do planeta, que desempenha um papel fundamental no auxílio à segurança alimentar dos países árabes há mais de quatro décadas”, analisa Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.