Da Redação 03/11/2005 – Produtores rurais da região do Quebec, Canadá, ligados à La Coop Fédérée (Federação Central de Quebec), conheceram as unidades da Cooperativa Agroindustrial Lar nesta segunda-feira, 31. Os onze canadenses conheceram a administração central, em Medianeira (PR), pela manhã, à tarde puderam conhecer as instalações da Unidade Industrial de Soja, em Céu Azul.
O diretor vice-presidente da Lar, Luiz Hoflinger, que esteve no Canadá em fevereiro e acompanhou a visita da comitiva estrangeira, afirma que este intercâmbio entre as cooperativas é muito proveitoso. “O perfil econômico do Lar e da La Coop é muito parecido, ambos trabalham com os mesmo produtos”, garante Luiz.
“O oeste paranaense tem um grande potencial de desenvolvimento. Isto é muito importante para parcerias futuras”, assegura Ernest Desrosiers, gerente da cooperativa canadense. Ele ainda diz que não é apenas a região que tem potencial, mas também a Lar, segundo Ernest “a Cooperativa está se desenvolvendo e se posicionando internacionalmente”.
Apesar das semelhanças entre os dois modelos cooperativistas, a comitiva destacou algumas diferenças entre o modelo agrícola dos dois países. A primeira diz respeito ao clima, que interfere inclusive na tecnologia empregada. Outra diferença significativa é quanto à intervenção do governo, Ernest diz que no Canadá fica a cargo do governo decidir o que pode ser produzido ou não e também a distribuição de cotas para cada produtor.