De acordo com a pesquisa mensal do FGV Agro sobre a Agroindústria, em abril de 2023, a produção agroindustrial registrou uma leve queda de 0,1% frente ao mês imediatamente anterior, já considerando os ajustes sazonais.
Essa leve contração (praticamente estabilidade) ocorre após a alta de 1,4% verificada em março/2023, na mesma base de comparação. Ou seja, o resultado do mês anterior só foi um “soluço positivo”, fazendo com que a produção não entrasse ainda em uma trajetória consistente de crescimento.
Como consequência, a Agroindústria acumula uma contração de 1,7% no seu volume de produção em 2023 (até abril) frente aos primeiros quatro meses de 2022. Fica claro que esse desempenho negativo é derivado, exclusivamente, do segmento de Produtos Não-Alimentícios (-5,3%), que vem acompanhando a dinâmica da Indústria de Transformação (-1,6%). Já o segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas (1,0%) tem se demonstrado mais resiliente, registrando, inclusive, uma taxa de variação positiva no ano.
O único setor, dentro do segmento, que teve a sua produção aumentada, para a base de comparação mensal, foi o de Alimentos de Origem Animal, que cresceu 1,3%, evitando uma queda maior do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas.
De acordo com o levantamento, o fim do embargo da carne bovina brasileira para a China, no final de março/2023, elevou as exportações desse produto em abril/2023, colaborando para esse resultado.
Acesse o estudo na íntegra em 1.pdf