Um surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) do tipo H5N6 foi reportado pela Filipinas, conforme relatório divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal. O surto ocorreu em uma granja de codornas no município de Jaen, província de Nueva Ecija.
De acordo com o relatório da OIE 15 mil codornas foram afetadas pelo surto, desta 3000 morreram devido a doença e as outras 12 mil sofreram abate sanitário. A origem do surto ainda é desconhecida.
Medidas de Biossegurança foram tomadas como Controle de movimento dentro do país; Vigilância dentro e fora da zona de contenção; Quarentena; Descarte oficial de carcaças, subprodutos e resíduos; Desinfecção e Inspeções ante e post mortem estão sendo feitas.
Estados Unidos
Na segunda-feira (16/03) os Estados Unidos reportou três surtos de Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade em um fazenda de produção perus de corte no Condado de Union na Carolina do Norte. O Sorotipo encontrado na propriedade foi o H7N3.
No total mais de 90 mil perus foram afetados. Segundo o relatório o Serviço de Inspeção de Saúde Animal do USDA (APHIS) e o Departamento de Agricultura da Carolina do Norte estão conduzindo uma investigação epidemiológica abrangente e implementaram vigilância e testes. Cinco instalações comerciais adicionais de aves foram colocadas em quarentena e amostradas para o vírus da influenza aviária. Os resultados ainda estão pendentes.