Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Frigorífico Independência demite mais 1.400 funcionários

Empresa informou que as medidas são parte de um programa de ajuste das operações, diante da realidade do mercado.

Redação (01/04/2009) – O Frigorífico Independência anunciou hoje o corte de mais 1.400 funcionários, com o fechamento de uma unidade de abate e desossa em Nova Xavantina (MT), da unidade de desossa em Presidente Venceslau (SP) e do centro de distribuição em Itupeva (SP). Com os cortes informados hoje, sobe para 6.200 o número de pessoas demitidas pela empresa nos últimos nove dias.

Em 24 de março, a empresa demitiu 2 mil pessoas com o fechamento das unidades de Senador Canedo (GO) e em Anastácio (MS). No dia seguinte (25), o Independência fechou a unidade de abate e desossa de Confresa (MT), a unidade de produção de charque em Pires do Rio (GO) e a planta de abate e desossa em Nova Andradina (MT), com demissão de outras 2,8 mil pessoas.

O Independência informou que as medidas são parte de um programa de ajuste das operações, diante da realidade do mercado. Segundo o frigorífico, os preços estão em queda por causa da retração na demanda internacional e do excesso de oferta de carne, tanto no mercado doméstico quanto nas exportações. "O Independência se mantém fortemente compromissado em continuar suas atividades e manter suas relações comerciais com seus clientes e fornecedores, à medida que procura adequar suas operações ao ambiente econômico atual", diz nota divulgada hoje pela empresa.

Na última sexta-feira, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, afirmou que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) havia liberado uma carta de crédito de R$ 200 milhões para que o Banco do Brasil possa realizar operações de empréstimo ao Independência. Na ocasião, a senadora afirmou que os recursos seriam destinados exclusivamente ao pagamento dos pecuaristas fornecedores de animais para a empresa. "A condição é essa. O dinheiro é carimbado", disse na semana passada.