Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PNDS

Frigoríficos se destacam em Minas Gerais

Empresas despontam em ações no PNDS em 2011. Destaque para as indústrias do frigorífico Saudali e Suinco.

Frigoríficos se destacam em Minas Gerais

Diante do cenário positivo atingido pela cadeia no ano passado e do aumento do consumo interno de carne suína, os frigoríficos parceiros do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) apresentam novidades para 2011. Ao lado da Associação de Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) que desenvolve o PNDS no estado em parceria com o Sebrae/MG,  os frigoríficos Saudali e Suinco, das cidades de Ponte Nova e Patos de Minas, respectivamente, colaboram diretamente no financiamento de ações e auxiliam na execução dos trabalhos desenvolvidos pelas entidades regionais: Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap). Em 2010, essas regiões apresentaram diversas possibilidades de atuação nas áreas de produção, comercialização e indústria. O que não poderia ser diferente em 2011. Veja baixo algumas das propostas de atuação das Associações Regionais e dos frigoríficos para este ano, que trabalharão junto a Asemg e coordenadas  pela ABCS através do PNDS:

Frigorífico Saudali
Localizado em Ponte Nova, região sudeste do estado considerado 4º maior polo de suinocultura do país, o frigorífico Saudali deverá atuar diretamente em ações de comercialização em três cidades mineiras de abrangência do PNDS. O intuito é realizar também cursos de cortes e oficinas gastronômicas para ensinar as donas de casa interessadas em aprender diferentes utilizações da carne suína na cozinha. Ainda esse ano será dada sequência da consultoria de embalagem e marca iniciada através do PNDS ano passado, além da revitalização da marca Saudali haverá uniformização das embalagens de linhas de cortes temperados do Frigorifico.

Segundo Claudio Gontijo, Gestor Regional do PNDS no Sebrae Ponte Nova, serão realizadas também palestras para estudantes de medicina, nutrição nas cidades de Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora e Ponte Nova. Está prevista também a realização de uma consultoria industrial em 2011 e a sequência do QTRural, já iniciado na Assuvap em 2010, com a formação de 11 granjas para novembro desse ano.
De acordo com Weber Vaz de Melo, diretor comercial do Saudali, os investimentos em novos projetos visam aprimorar a comercialização, produção e industrialização dos produtos. Segundo ele, a revitalização da identidade visual do frigorífico já era uma necessidade. “Com o PNDS, essa mudança se torna extremamente oportuna, com a mudança projetada na suinocultura para os próximos anos por meio do Projeto, aliada ao nosso planejamento de vendas que espera um crescimento de 15%”, afirma o diretor e conclui: “nossa expectativa é que o Projeto alcance os 15kg per capita ainda esse ano”.

Frigorífico Suinco
Em Patos de Minas, o parceiro do PNDS é o frigorífico Suinco, situado na cidade que ocupa a 3ª posição no ranking mineiro dos municípios com melhor IDF (Índice de Desenvolvimento Familiar) e aloja mais de 40 mil matrizes. Junto da Astap, a indústria irá investir em projetos visando o aprimoramento da comercialização, da produção e da industrialização da carne suína, até 2012. Neste ano, o plano de trabalho comtempla a realização de Palestras de Saudabilidade da Carne Suína para nichos específicos (estudantes, médicos e nutricionistas) com foco na divulgação da importância dessa proteína para a saúde humana, com esse mesmo intuito, será promovido um Festival Gastronômico de Carne Suína no segundo semestre, para a promoção da carne suína em bares e restaurantes da cidade por meio de festival gastronômico que fomente o consumo e divulgue os cortes especiais nos estabelecimentos.
A parte de produção é de grande destaque da atuação do frigorífico que desenvolverá o “Treinamento em Produção e Manejo de Suínos” em granjas da região, que busca a profissionalização de gerentes de granja e chefes de setor de acordo com a capacitação oferecida pelo Senar em parceria com a ABCS e CNA para otimização da produção e manejo de granja. Além disso, o frigorífico junto da Astap dará continuidade ao Programa Qualidade Total Rural incitado em 2010.
No cronograma desenvolvido pelas entidades reesposáveis pelo PNDS, está prevista também uma Consultoria Industrial para adaptação do frigorífico para cortes, além de uma reestilização da marca Suinco e embalagem dos produtos comercializados. Para Carlos Lanna Júnior, superintendente do frigorífico, colaborar para desenvolver o PNDS em Patos de Minas é  “uma oportunidade de ganho para o cooperado, pois o projeto age em benefício do suinocultor, desde a granja até a comercialização do produto final, ou seja, vai ao encontro do trabalho que a Suinco desenvolve e ainda otimiza os resultados”.