A Frimesa Cooperativa Central irá captar recursos para a construção de frigorífico de suínos em Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná, e a agência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no estado vai comandar a estruturação financeira da captação, informou o Governo do Estado do Paraná.
O frigorífico necessitará de um investimento inicial de R$ 450 milhões, segundo informou a Frimesa em dezembro do ano passado, quando seu Conselho de Administração aprovou o investimento. Contatada pela CarneTec na segunda-feira (31), a Frimesa não quis dar mais detalhes sobre a estruturação financeira programada do projeto. Segundo o Departamento de Marketing da empresa, o anúncio oficial sobre a unidade industrial ocorrerá em setembro, quando outras informações serão divulgadas.
O Governo do Estado do Paraná informou em nota na sexta-feira (28) que o investimento no novo frigorífico foi tratado durante visita do diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessutti, e um grupo de técnicos da instituição, à sede da Frimesa, em Medianeira (PR), na quarta-feira (26). “Queremos liderar o processo de construção da engenharia financeira envolvendo o novo frigorífico em Assis Chateaubriand, para que não faltem recursos a mais um projeto de crescimento da cooperativa”, disse Pessutti. Segundo o Governo do Paraná, o novo frigorífico planejado terá capacidade de abater até 15 mil suínos por dia e tem início da operação estimado para 2019. O BRDE liberou R$ 25 milhões à Frimesa, durante a visita à sede da empresa.
Segundo o diretor executivo da Frimesa, Elias José Zydek, os recursos serão aplicados na estruturação de capital de giro, em tecnologia e em inovação. “Estamos crescendo ao ritmo de 18% nos últimos dez anos impulsionados pelo apoio financeiro do BRDE”, disse ele, segundo o nota do Governo do Paraná. A Frimesa congrega cinco cooperativas filiadas: Copacol, C Vale Cooperativa Agroindustrial, Cooperativa Agroindustrial Lar, Primato Cooperativa Agroindustrial e Copagril Cooperativa Agroindustrial. O grupo possui cerca de 6 mil produtores que atuam como parceiros e fornecedores de matéria-prima para fabricação de seus produtos.