Três dos quatro segmentos operacionais da Tyson Foods Inc., registrados no ano fiscal de 2009, retornam aos níveis normais enquanto o setor avícola registra significativa melhora do primeiro para o segundo semestre, de acordo com o pronunciamento do vice-presidente e tesoureiro da empresa, Ted Jones, durante uma conferência realizada na última quinta (03/12).
“Nosso segmento avícola melhorou de -7,2%, no primeiro, para 3,5% no segundo semestre fiscal”, disse Jones. “Nós ainda estamos trabalhando para obter mais lucros nesse mercado, começando forte esse novo ano fiscal. Estamos terminando o primeiro trimestre e satisfeitos com a forma que estamos trabalhando”.
Além dos fundamentos positivos da indústria, a Tyson está começando a ver os benefícios na eficiência operacional, incluindo uma melhor utilização da capacidade, melhor rendimento com carga reduzida, maior flexibilidade nas plantas de processamento e redução de custos, de acordo com Jones. Ele acrescentou que a Tyson encurtou a duração do contrato com seus clientes, permitindo respostas mais rápidas às flutuações de custo de entrada.
Desempenho das carnes frescas – A Tyson Fresh Meats, segmento da empresa que inclui a carne suína, alcançou o seu melhor desempenho, registrando o seu terceiro melhor ano, com exclusão de uma imparidade, disse Jones. As carnes bovinas e suínos são baseadas essenciais no aumento das receitas devido ao valor do corte das carcaças e custos da pecuária. Apesar das entregas do gado suíno e bovino apertarem em 2010, a Tyson espera ter um abastecimento adequado para executar suas instalações de forma eficiente.
Jones disse que um dos principais objetivos para 2010 é reduzir a dívida líquida. A Tyson resgata US$293 milhões de suas obrigações fiscais em 2009 e 2010 para a compra de títulos, quando eles têm preços mais razoáveis, declarou em um comunicado à imprensa.
* Suinocultura Industrial