Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Globoaves pronta para abater

Para evitar que 1,5 milhão de aves da Chapecó morressem de fome a Globoaves comprou os frangos e assumiu as despesas de alimentação.

Redação AI 05/05/2003 – A direção da Globoaves anunciou que está pronta para começar o abate de aves no frigorífico Chapecó, em Cascavel. As primeiras 75 mil começam ser abatidas na segunda-feira a partir das seis horas.

O processo faz parte de um acordo entre as direções das duas empresas. Pelo acordo a Globoaves assumiu cerca de 1,5 milhão de pintos que estavam alojados em aviários de produtores integrados à Chapecó, mas não tinham comida. Para evitar que eles morressem de fome a Globoaves comprou os frangos e assumiu as despesas de alimentação. No negócio, ficou acertado que a Chapecó vai abater os frangos.

O empresário Roberto Kaefer, representante da Globoaves, explicou que o abate será centralizado em apenas um turno de oito horas entre segundas e sextas-feiras. Para isso será necessário o trabalho de aproximadamente 380 pessoas. Ele não soube dizer de que forma a Chapecó pretende equacionar o problema dos 500 funcionários do abatedouro, em Cascavel, que estão parados. “Esse é um problema que a Chapecó precisa resolver e nada tem a ver com a nossa empresa”, afirmou.

A produção inicial será comercializada no mercado interno, mas a direção da Globoaves estuda a possibilidade de exportar cortes. Isso ainda vai depender de um estudo de viabilidade. O empresário, Roberto Kaefer, aguarda uma posição da Dreyfus para ampliar o alojamento de pintainhos. Afirmou que a empresa não pode pensar em ampliação enquanto não haja uma definição do processo e diz que vai manter o alojamento normal para assegurar o abate diário.