Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura

Governo apoia Coasul

Projeto avícola da Coasul Cooperativa Agroindustrial ganhará suporte do governo, diz ministro Paulo Bernardo Silva.

Governo apoia Coasul

“O Governo Federal reconhece que é preciso fazer investimentos em São João para apoiar a implantação do abatedouro de aves da Coasul”. Essa é uma afirmação do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, em visita a sede da Coasul Cooperativa Agroindustrial, em São João-PR, no dia 14 de novembro, com relação ao projeto avícola da cooperativa. Na oportunidade, Paulo Bernardo conheceu as obras do frigorífico e da nova fábrica de rações, participou também de um encontro com cooperados, membros da Diretoria Executiva, imprensa e colaboradores.

Durante o encontro o Gerente da Divisão Técnica, Paulo Roberto Fachin, apresentou alguns números da cooperativa, bem como detalhes do projeto avícola. Na ocasião, ele destacou a importância de o Governo Federal colaborar neste projeto. “Se a Coasul utilizar parte de seu capital para alguns investimentos necessários ao sucesso do projeto, a segunda etapa, ou seja, a ampliação do frigorífico e dos aviários, bem como o projeto de industrialização de leite e suínos, ficará comprometido. Isso causaria ainda a vulnerabilidade da cooperativa e dos associados em um momento de crise na avicultura ou agricultura”, explica Fachin.

O vice-presidente da cooperativa, Sr. Jacir Scalvi, reiterou a necessidade de ampliação da rodovia que liga o abatedouro a São João, a construção de ciclovias, de um trevo e de uma rede de energia elétrica para abastecer a indústria. Para ele, essa visita vai ao encontro das necessidades da cooperativa. “É muito importante recebermos pessoas ligadas diretamente ao Governo Federal. No caso de precisarmos do auxílio do mesmo, ele já será conhecedor do nosso trabalho”, ressalta o vice-presidente.

Frente ao que foi apresentado pelos representantes da Coasul, o ministro reconheceu a necessidade de haver investimentos na região em prol do fomento avícola. Ele se comprometeu a levar adiante as reivindicações e buscar apoio ao projeto.

Impressão – “Esta é uma coisa bonita de se ver. Os recursos estão efetivamente sendo transformados em empregos. Com certeza vai melhorar muito a renda e a vida das pessoas na região”. Muito simpático, Paulo Bernardo, ficou impressionado com a modernidade e a qualidade no projeto avícola da Coasul. Em diversos momentos ele elogiou e destacou a comprovação da boa aplicação dos recursos pela cooperativa.

Mercado avícola – Para o ministro, a Coasul ingressou em uma área em plena em expansão. “Nós tivemos quase dois anos de crise. O Brasil já superou e está crescendo. Tudo indica que em países como a China, Índia, Arábia Saudita e outros, a demanda crescerá muito. É possível até que o plano da Coasul em ampliar a indústria seja até antecipada, porque de fato vai haver aumento na demanda e o preço é muito bom. Essa é uma notícia boa para os cooperados, produtores e para o município”, finaliza Paulo Bernardo.

Convite – Ao final do encontro, Jacir Scalvi convidou o ministro para a inauguração do abatedouro de aves em 2010, estendo o convite a outras esferas do governo federal.