O governo da Malásia disse nesta segunda-feira que agora tem um pequeno excesso de oferta de frango, após a imposição de uma proibição às exportações de aves para garantir o abastecimento doméstico e conter o aumento dos preços dos alimentos.
A Malásia, que fornece frangos vivos principalmente para os vizinhos Cingapura e Tailândia, interrompeu em junho as exportações de frango até que a produção e os preços se estabilizem, depois que uma escassez global de ração exacerbada pela guerra Rússia-Ucrânia interrompeu a produção.
O ministro da Agricultura e Indústrias de Alimentos, Ronald Kiandee, disse que o governo está monitorando a oferta local de frango e retomará as exportações se tiver capacidade extra para fazê-lo.
“Neste ponto, somos capazes de produzir 106% do nosso nível de autossuficiência. Isso significa que temos capacidade para exportar frango do nosso país”, disse Ronald no parlamento.
“Atualmente, temos um pequeno excesso de oferta de frango, o que fez com que os preços do frango no mercado ficassem abaixo do preço-teto estabelecido pelo governo”, acrescentou.