A Coopercentral Aurora Alimentos, com sede em Chapecó (SC), vai paralisar ou reduzir as atividades de cinco unidades a partir de amanhã em consequência da greve dos caminhoneiros em várias regiões do país, informou hoje a assessoria de comunicação da central. Por conta disso, pelo menos 2.000 trabalhadores da Aurora serão dispensados do trabalho nesta terça-feira.
De acordo com comunicado da Aurora, “os caminhões que levam rações para as propriedades rurais e os caminhões de transporte de aves, de suínos e de leite in natura que buscam a produção pecuária em mais de 5.000 propriedades rurais estão sendo retidos em dezenas de barreiras levantadas pelos grevistas”. Dessa forma, as unidades industriais não estão recebendo matéria-prima para processar.
A coopercentral informou que o frigorífico de São Miguel do Oeste reduzirá abate diário de suínos à metade, para 950 animais/dia. Já a unidade de aves de Maravilha suspenderá totalmente o abate e processamento de 145.000 frangos por dia.
Além disso, as três unidades da Aurora em Chapecó terão diminuição de 30% nas áreas de presuntaria, salsicharia e lingüiça, segundo o comunicado.
A empresa informou que a distribuição de ração para as 20 milhões de aves e 800 mil suínos alojados a campo está prejudicada desde hoje e centenas de criadores têm apenas a ração que já estava nos silo para alimentar os animais.