A carne suína está presente em 75% dos lares brasileiros, com mais de 430 mil de toneladas consumidas ao ano, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o instituto Kantar World Panel. Contudo, apesar da grande popularidade e de ser a proteína animal mais comercializada no mundo, no Brasil o consumo ainda oferece oportunidades de expansão na comparação com os demais tipos de carnes.
Cada vez mais, o consumidor busca opções de carne diversificadas que remetam à praticidade e facilidade de preparo e consumo, mas que, de alguma forma, preservem a tradicionalidade da gastronomia local ou nacional. Atento a esse comportamento, o GPA, maior grupo de varejo do Brasil, reinventa um produto presente na cultura e cozinha brasileira: a carne moída.
Ela é um dos produtos de origem animal mais procurados pelo consumidor, por ser utilizada em inúmeras receitas brasileiras. Para oferecer aos clientes uma nova opção durante as compras, chega às lojas da bandeira Pão de Açúcar a carne moída suína. A novidade exclusiva será comercializada em bandejas resfriadas produzidas diretamente por parceiros da indústria com aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que garante um tempo de vida útil maior para o consumo do produto, e a partir de cortes Premium, trazendo assim mais qualidade e sabor.
“As vendas da carne suína em nossas lojas já vêm apresentando um acréscimo de dois dígitos mês a mês desde o primeiro trimestre deste ano. Esses dados refletem o fato de que os nossos clientes têm adquirido a carne suína com mais frequência, realmente a incluindo na alimentação e reconhecendo os benefícios do seu consumo”, explica Rafael Monezi, Gerente Comercial do GPA. Além do sabor e da versatilidade, a carne de porco tem outros benefícios por ser considerada uma carne magra e fonte de vitaminas do complexo B.
Um dos atrativos da versão moída, além praticidade, é o preço, mesmo sendo preparada com cortes nobres, como miolo da paleta e pernil, em média 25% menor que o da bovina. Por ora, apenas lojas Pão de Açúcar do Estado de São Paulo comercializarão o produto. A partir do segundo semestre, supermercados da marca no Rio de Janeiro e no Paraná devem oferecer a novidade. A expectativa é de que a comercialização seja expandida para outras bandeiras do GPA em 2019, com a previsão de atingir até 10% de participação no volume total das vendas de carnes suínas resfriadas nas redes em que for disponibilizada.
“Estamos confiantes que esta inovação do GPA irá contribuir significativamente para que a carne suína passe a ganhar cada vez mais espaço na mesa do consumidor brasileiro, que terá agora mais uma opção de proteína saudável à disposição de maneira prática e rápida para suas receitas”, explica André Artin Machado, Gerente de Desenvolvimento do GPA.
A seguridade e qualidade deste tipo de produto passa pela chancela do Mapa que fiscaliza a comercialização de produtos de origem animal, aprovando ou reprovando os produtos que já saem embalados dos frigoríficos e abatedouros federais diretamente para os supermercados brasileiros. A carne suína moída vem em uma embalagem resfriada, do frigorífico direto para a mesa do consumidor.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, comemora mais essa novidade no varejo brasileiro e se mostra otimista. “A aproximação da ABCS com o GPA há alguns anos vem mostrando que a carne suína é um bom negócio e se reflete em mais essa conquista para a suinocultura brasileira. O grupo tem lançado tendência entre os supermercados. Temos certeza que esta novidade será bem aceita pelos consumidores e aumentará o espaço da nossa proteína nas gôndolas, trazendo resultados positivos para toda a cadeia”, afirmou.