Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grupo Produquímica fecha acordo com empresa alemã para análises de dioxinas e furanos

<p>Acordo assinado permitirá ao Grupo Produquímica o atendimento do mercado nacional em termos de orientação para coletas de amostras, análises de águas, solos, alimentos e rações e interpretação de resultados.</p>

Redação (26/06/06) – O Grupo Produquímica assinou convênio pioneiro com a empresa Nordum Institut Fur Umwelt Und Analytik GMBH, situada na Alemanha, para análises de Dioxinas e Furanos, compostos químicos de elevada toxidez, não biodegradáveis, portanto substancias que tem uma sobrevida longa no ambiente e bio-acumuláveis no organismo humano.

Este convênio com a Nordum cumpre o objetivo da Produquímica com relação à garantia de qualidade e melhoria ambiental de seus produtos, destinado à agricultura e pecuária, bem como para o mercado de tratamento de água, e ainda, atende ao rígido controle das matérias primas utilizadas nas diversas fases de produção dos produtos voltados tanto para o mercado nacional como para a exportação.

A abrangência do acordo assinado permitirá ao Grupo Produquímica o atendimento do mercado nacional em termos de orientação para coletas de amostras, análises de águas, solos, alimentos e rações e interpretação de resultados.

As principais fontes possíveis de contaminação, além das fontes naturais provenientes de incêndios florestais são: incineração de resíduos urbanos, hospitalares e industriais perigosos, processos metalúrgicos e siderúrgicos e das indústrias químicas que se utilizam de produtos clorados.

Há uma grande diversidade de dioxinas na natureza, moléculas estas formadas por dois anéis benzênicos ligados por dois oxigênios. Os furanos são semelhantes e se diferenciam por possuírem apenas um átomo de oxigênio. Existem 75 tipos dioxinas e 135 tipos de furanos, sendo a 2,3,7,8-TCDD a dioxina mais tóxica e portanto usada como referência.

A sigla TCDD significa Tetra-Cloro-Dibenzo-Dioxina: Tetra para quatro, Cloro devido às moléculas desta substância, Dibenzo devido aos dois anéis benzênicos e Dioxina devido aos dois oxigênios. Os números indicam a posição dos átomos de cloro na molécula e são justamente estes números que ajudam a diferenciá-los.

Como a toxidez é diferente para cada tipo de Dioxina / Furano, desenvolveu-se um sistema de medição, partindo-se da dioxina mais tóxica, a 2,3,7,8-TCDD, com o valor de 1 e para as demais foi desenvolvido um Fator de Toxidez Equivalente ( FTEQ ), que compara sua toxidez com a 2,3,7,8-TCDD. Assim, tendo-se uma dioxina com FTEQ de 0,01 indica que é 100 vezes menos tóxica do que a 2,3,7,8-TCDD.