Com a divulgação de um estudo da ONG Instituto Mais Democracia e da Cooperativa EITA, a Forbes elaborou um ranking – divulgado ontem (19/02) pelo Portal Exame- para mostrar quem controla o capital do Brasil. Constatou-se que falar em desigualdade é algo mais do que comum no Brasil. Porém, as diferenças não valem só para os brasileiros, mas também para as empresas que estão no País. “Para se ter uma ideia, apenas quatro empresas dessa lista superam o poder econômico da União”, informou o portal de notícias.
Empresas ligadas ao setor de telecomunicações, finanças, fundo de pensão figuram a lista, que também apresenta indústria do ramo alimentício. A Blessed Holdings (processamento alimentício), controlada por FB Participações das famílias Bertin e Batista (Grupo JBS), por exemplo, está na sétima posição do ranking. Seu poder econômico total é de R$61,7 bilhões (US$26,33 bilhões).
Já Abílio Diniz, famoso empresário do ramo varejista, atual presidente do Conselho Administrativo da BRF, teve seu sobrenome citado na sexta (Wilkes Participações – varejo) e décima-sexta posições (Península Participações- varejo, processamento alimentício).
O ranking completo, que analisou mais de duas mil companhias e respectivas “cifras”, você pode conferir aqui.
Com informações do Portal Exame.