Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Índice de Produção Agroindustrial em queda

Indicador calculado pelo FGV Agro recuou 3,4% em fevereiro

Índice de Produção Agroindustrial em queda

PIMAgro

Em fevereiro, o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro) calculado pelo Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro) caiu 3,4% em relação ao mesmo mês de 2022. O grupo de alimentos e bebidas recuou 1,6%, e o de produtos não-alimentícios, 5,7%.

De acordo com o centro de estudos, esse foi o primeiro recuo do indicador após quatro altas consecutivas. A FGV Agro explica que a desaceleração da agroindústria, que começou no fim do ano passado, reflete o enfraquecimento da economia brasileira.

“A boa notícia é que os indicadores antecedentes da atividade econômica sugerem que o desempenho da economia foi melhor em março”, dizem os pesquisadores, em nota. Eles ponderam também que a agroindústria ainda se mostra mais resiliente do que a indústria de transformação, por exemplo.

Retração

O segmento de alimentos e bebidas retraiu-se depois de quatro altas mensais seguidas, pressionado pela queda de 7,7% da indústria de produtos de origem vegetal. “Contudo, vale ressaltar que importante parte dessa queda deve-se à base larga de comparação, uma vez que, em fevereiro de 2022, a expansão interanual média desse subsetor foi de 13,1%”, pondera o FGV Agro.

A suspensão das exportações de carne bovina brasileira à China, após a confirmação de um caso atípico de mal da “vaca louca”, fez o índice dos produtos de origem animal cair 1,4%. No grupo de produtos não-alimentícios, essa foi a sexta queda seguida no comparativo anual. Um dos destaques foi a retração dos insumos agropecuários, de 13,4%, – também decorrente da base de comparação elevada.