Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Integração de equipamentos - Por Bruno Pimenta

Os galpões avícolas brasileiros agregam cada vez mais tecnologia e equipamentos que auxiliam o produtor. Para a ventilação, existem várias alternativas no mercado. Veja alguns fatores a serem considerados.

Os modernos galpões avícolas brasileiros agregam cada vez mais tecnologia e equipamentos que auxiliam o produtor a ter uma jornada de trabalho menor e, consequentemente, tomar decisões de forma mais estratégica.

A utilização da ventilação tipo túnel nos apresentou uma série de equipamentos relativamente novos: exaustores, variadores de frequência, inlets, pad cooling, circuladores de ar, etc.

O sucesso do empreendimento avícola que utiliza este tipo de ventilação depende muito de como os equipamentos são manejados e interagem entre si. Para obtermos o máximo desempenho de um galpão precisamos de um controlador que seja capaz de assegurar o funcionamento correto de tudo que foi instalado, para maximizarmos os recursos.

A escolha do melhor modelo depende de vários fatores como o tipo e quantidade de equipamentos que deverão ser controlados. Alguns critérios de escolha são:

– número de exaustores;
– nebulização;
– presença de inlets;
– tipo de aquecimento;
– controle de pressão estática;
– balança de silo;

– balança para aves;
– hidrômetro;
– pad cooling;
– máquina de cortina;
– controle de iluminação;
– facilidade de manuseio;
– manutenção;
– assistência técnica;
– alarmes sonoros e luminosos.

A quantidade de relés geralmente é o gargalo para a quantidade de equipamentos e níveis de ventilação. Devemos escolher o controlador de acordo com as necessidades de utilização dos equipamentos instalados, sempre deixando espaço para futuras ampliações tecnológicas.

Por mais que alguns controladores se mostrem extremamente parecidos existe um componente que pode facilitar o dia-a-dia: o software de utilização. Controladores difíceis de serem programados são sempre um obstáculo para seu correto funcionamento. O nível de sofisticação varia muito, bem como os preços. Podemos encontrar equipamentos tão simples que regulam apenas um número pequeno de exaustores a controladores que permitem acesso remoto e visualização do lote em tempo real.

Faça sua escolha e jamais se esqueça de um fator primordial: assistência técnica. Conseguir ser atendido rapidamente diante de uma emergência pode ser o diferencial no resultado de um lote. A exigência do cliente dita a qualidade do fornecedor. Exija um atendimento excepcional, pois isto nivela para cima a qualidade do serviço das empresas.

Por Bruno da Silva Pimenta, médico veterinário Munters Brasil.
[email protected]