Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Integrados não recebem

Fetag denuncia Diplomata e Aurora por atraso de pagamentos. Sistema não deve acabar, mas precisa de ajustes.

Integrados não recebem

A Fetag denunciou ontem (18) que integrados da Diplomata e da Aurora estariam com pagamentos de lotes de aves atrasados, o que já ocorre com a Doux Frangosul. Em reunião na Capital, dirigentes ainda relataram que a Brasil Foods estaria reduzindo o valor pago pelos lotes. “A integração não vai acabar, mas necessita de ajustes. Precisa ser verificada a saúde financeira da indústria”, cobrou o presidente da Fetag, Elton Weber. O prefeito de Trindade do Sul, Valdomiro Bosa – onde fica a planta gaúcha da Diplomata – recebeu relatos de atrasos nos pagamentos. A Aurora informou que arrendou abatedouro da Avepar em 2010 em Abelardo Luz (SC) e que, desde então, paga em dia os integrados da unidade. Segundo a Aurora, as reclamações seriam de dívidas anteriores. A Diplomata declarou que a denúncia não procede e que está em dia com pagamentos.
Para tentar resolver o impasse com a Doux, representantes de integrados foram até a sede da Receita Federal, onde o superintendente Paulo Paz se reuniu com o diretor da empresa, Aristides Vogt. As lideranças não participaram do encontro porque o assunto está sob sigilo fiscal. Em nota, a Doux informou que o objetivo era tratar de valores de PIS e Cofins. “A companhia continua no aguardo da liberação dos créditos retidos desde o início de 2010.” Os produtores estimam liberação de R$ 25 milhões.
Ontem, integrados se reuniram com o superintendente do Banco do Brasil, José Carlos Silva, que prometeu analisar a situação. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montenegro, Romeu Krug, disse que os produtores estão usando cheque especial para pagar as contas. A Fetag pediu ao banco que não exija regularidade ambiental para concessão de crédito. Hoje pela manhã, Weber reúne-se com o secretário Mauro Knijnik. À tarde, tem encontro com a Comissão de Integrados.