[quotes_menu]

Agroindústrias

Investimento em ração amplia qualidade no setor avícola

Nutrição de precisão é nova aposta para melhorar desempenho de frangos.

Investimento em ração amplia qualidade no setor avícola

Melhorar o desempenho nos plantéis avícolas é um objetivo constante dentro do setor. Por isso, os estudos feitos nas indústrias procuram identificar quais fatores influenciam mais ou menos no bem-estar animal dentro dos aviários. Um dos principais pontos que são necessários para o bom desempenho dos frangos é a ração que os frangos consomem. Responsável pela nutrição dos animais, a alimentação através da ração deve ser facilitada e de alto teor energético.

Diante desse cenário, uma das novidades que vem sendo implantada na alimentação de aves de corte é nutrição de precisão, com o uso da ração peletizada. “Com esse conceito, é possível potencializar o desempenho dos plantéis avícolas”, afirma Ildeu Canalli, gerente agroindustrial do GTFoods, grupo paranaense focado no setor avícola que inaugura sua fábrica de ração 100% peletizada ainda no primeiro trimestre de 2012. “Esse investimento vai agregar valor ao produto que oferecemos ao mercado, tanto na questão nutritiva quanto na questão financeira”, explica.

A nova fábrica de ração do grupo, na cidade de Indianópolis, terá na primeira etapa uma produção de 70 toneladas por hora, e na segunda etapa, programada para 2013, a capacidade irá para 105 toneladas por hora. “Isto equivale a produzir ração para mais de 450 mil frangos por dia somente nesta fábrica, sem contar com a produção das outras três fábricas do grupo”, comenta Canalli.

A nova unidade dará ao GTFoods a capacidade de atender a proposta de crescimento do grupo, que pretende chegar, nos próximos anos, ao abate de 600 mil frangos por dia. Além disso, para essa unidade, o GTFoods investe em operação, manutenção e qualidade, afim de garantir um acompanhamento sério e preciso na produção. “Todo o processo é acompanhado em laboratório com equipamentos de análises rápidas, desde a entrada da matéria-prima, que deve obedecer critérios rígidos de qualidade,  até o controle do processo produtivo da fábrica e o produto final. O alimento para o frango passa por critérios tão rígidos quantos os utilizados para a alimentação humana”, afirma o gerente agroindustrial.

O processo de avaliação do produto vem desde a chegada da matéria-prima, com a avaliação dos grãos. No produto final, antes de ser enviada ao produtor, a ração passa por uma avaliação que define seu nível de qualidade, atendendo conceito de nutrição de precisão. “Todas estas tecnologias e know how de profissionais confere a empresa e aos seus parceiros integrados total segurança no seu processo produtivo, sendo mais uma segurança e garantia para os investimentos dos novos e atuais integrados”, define.

Sobre o GTFoods

O GTFoods iniciou a administração de ativos do Frangos Canção em 2012, mas a empresa avícola surgiu em 1992, na região de Maringá. Para promover o negócio, aos pou­cos a organização buscou ampliar a sua área de atuação, optando pela criação de frangos de maneira integrada. Atualmente, o GTFoods abate 400 mil aves por dia e administra os ativos Frangos Canção, Gold Frango, Mister Frango e Bellaves. O Grupo atende os mais exigentes clientes, inclusive do mercado internacional, oferecendo produtos de excelente qualidade. Para isso, utiliza um pro­cesso de produção com alta tecnolo­gia, agindo sempre com responsabi­lidade social e ambiental.

O GTFoods se lançou às exportações em 2006 e já conquistou mercados consumidores importantes. Hoje, são mais de 50 países que recebem com regularidade produtos do grupo.