Recentemente a Languiru recebeu a visita de autoridades sanitárias do órgão fiscalizador do Governo do Iraque, parlamentares e representantes de clientes. A comitiva realizou auditoria no Frigorifico de Aves da cooperativa, em Westfália, coletando informações e avaliando especialmente o processo de abate Halal, que segue os princípios do Islã e atende exigência dos clientes e consumidores de cortes de carne de frango comercializados com os muçulmanos. A auditoria possibilita que o abatedouro da cooperativa mantenha sua habilitação Halal para exportações ao Iraque.
A comitiva de auditores e autoridades governamentais iraquianas foi recepcionada pelo presidente Dirceu Bayer e pelo vice-presidente Renato Kreimeier, e acompanhada pela gerência, corpo técnico e da qualidade do Frigorífico de Aves, por representantes da trading internacional da Languiru, a empresa Four Import Export, e pelo supervisor de abate Halal sediado junto à unidade industrial, Said El Moutaqi.
“O grupo em missão de auditoria teve como foco avaliar todo o processo de abate, especificamente o abate Halal. Na visita ao frigorifico, mostraram-se bastante satisfeitos com a qualidade dos produtos e processos. Entre os pontos fortes e importantes observados, os auditores elogiaram o processo produtivo. A Languiru tem motivos para se orgulhar do sucesso da missão”, ressalta Said.
“Languiru sem fronteiras”
A Languiru atende os mercados nacional e internacional, com portfólio de cortes de aves e de suínos exportados para mais de 40 países. Em se tratando de exportações, no último exercício foram comercializadas mais de 25,1 mil toneladas de produtos de frango e de suínos no mercado externo, que representaram R$ 128,8 milhões em negócios.
Nesse contexto, os maiores mercados compradores dos produtos Languiru são o Oriente Médio, a África, o Extremo-Oriente, o Leste Europeu e a América Central. Para cada mercado, a cooperativa respeita as questões culturais, religiosas e mercadológicas.
No mix de produtos direcionados ao mercado externo, a Languiru trabalha com o griller (com peso variado entre 1Kg e 2,2Kg), cortes especiais e miúdos de frango, além de cortes e miúdos suínos.
Mercado e parceiro iraquiano
A cooperativa conta com clientes e parceiros de longa data no Iraque. Inclusive, veículos e postos de armazenagem estão identificados com a marca Languiru em suas fachadas e carrocerias. A negociação com o mercado iraquiano e demais países importadores ocorre via trading internacional (empresa especializada em negociações de exportação) e parcerias com clientes locais, responsáveis pela distribuição dos produtos Languiru nesses países.