Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústria

Itabom deixa de abater 20 mil frangos

<p>Após blecaute, frigorífico avícola deixou de abater 20 mil frangos. Produção de ração também foi comprometida e prejuízo não foi calculado.</p>

O Frigorífico Itabom de Itapuí (SP – 44 quilômetros de Bauru) teve perdas financeiras por conta do blecaute de energia elétrica que na cidade começou por volta das 10h20 e só retornou em sua capacidade normal por volta das 6h30, informou o gerente industrial da empresa, Sebastião Dilar Tavares. Nesse período deixaram de ser abatidos 20 mil frangos.

Ele explicou que embora o frigorífico possua geradores de energia, nem todos os equipamentos funcionam com a fonte alternativa. “Temos geradores que foram usados desde o início do blecaute até o retorno da energia. Porém, os geradores tocam somente uma parte da empresa. A outra, fica parada. Há equipamentos que não funcionam com a força do gerador.”

Na fábrica de farinha e óleo, do mesmo grupo, de acordo com Tavares, a paralisação dos equipamentos causou uma falha na produção que só será recuperada no final de semana. “Deixamos de fabricar cerca de 27 mil quilos de farinha para ração de frango. A fábrica funciona 24 horas.”

A falta de previsão do horário de retorno do fornecimento de energia provocou o cancelamento da produção, causando o prejuízo. “O prejuízo foi grande, mas ainda não foi calculado. A fábrica ficou parada e uma grande quantidade de aves, sem abater”.

Ele não soube precisar a quantidade de óleo diesel consumida pelos geradores. “Ainda estamos fazendo os levantamentos. Primeiro estou acertando todos os pontos de trabalho para colocá-los em ordem”.

A falta de energia também afetou o carregamento de frangos nas granjas. “Todo o trabalho foi feito no escuro, porque nas granjas não tem gerador”.