A JBS está implementando mais uma ferramenta para ampliar a segurança de suas cargas. Depois de ter 100% de sua frota de caminhões rastreada, a companhia passa a contar a partir de agora com um sistema de localização e monitoramento de cargas, que permite a identificação precisa de onde seus produtos estão até a entrega final ao cliente.
“Essa nova ferramenta está agregando segurança ao nosso mecanismo de rastreamento de frota. Agora, além de conseguir saber com precisão onde estão os veículos, sabemos também a localização precisa da carga”, afirma Gilmar Schumacher, diretor de Logística da JBS. O executivo explica que a iniciativa faz parte de um conjunto de estratégias que visam otimizar cada vez mais os recursos e as operações da JBS, já que o roubo de cargas é um dos principais problemas não só da empresa, mas da indústria alimentícia em todo o Brasil.
Segundo levantamento feito pela Associação das Transportadoras, os roubos de carga aumentaram 16% em 2014 no Brasil, causando prejuízo estimado de R$ 1 bilhão por ano. Dos 17,5 mil casos registrados, 85% foram no Sudeste. Só no Rio de Janeiro, o aumento foi de 66%. “Hoje, o principal foco das quadrilhas são, respectivamente, cigarros, bebidas e alimentos, mas estamos investindo e tomando todas as precauções para que tanto nossos produtos, quanto nossos materiais humanos estejam cada vez mais seguros”, diz Schumacher.