O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) informou hoje que JBS e BRF negociam a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Conforme o MPT, a negociação ocorre após a instituição ter flagrado funcionários das duas empresas usando “equipamentos em condições antiergonômicas”. No caso da JBS, o frigorífico em questão fica em Montenegro (RS), enquanto que o da BRF fica na cidade de Lajeado (RS).
De acordo com o MPT-RS as negociações com BRF e JBR ocorreram em duas audiências realizada na sexta-feira passada. Na ocasião, também foram discutidos os valores de eventuais multas caso as empresas firmem o TAC e posteriormente o descumpram.
Se a proposta de TAC for aceita, novas audiências serão realizadas no dia 27 de junho com a BRF e no dia 12 de agosto com a JBS, informou o MPT-RS, em comunicado. No entanto, se as empresas não aceitarem o Termo de Ajustamento de Conduta, o MPT—RS pretende ajuizar ações civis públicas contra as duas gigantes brasileiras da área de carnes.