A JBS está sendo alvo de um processo na Justiça holandesa, após desentendimentos com o sócio Jay Earl Link. De acordo com um comunicado da Link International Meat, a JBS teria violado aspectos de governança e praticado outros “atos ilícitos”.
Em março de 2007, a JBS criou em parceria com a Link International Meat uma joint venture que culminou na criação da Beef Snacks International, com sede na Holanda e duas subsidiárias, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos. Cada uma das partes detinha 50% da empresa, sendo que Link foi responsável pela gestão do novo negócio desde seu início até junho de 2009, quando deixou a administração da empresa.
Na ação na Justiça holandesa, Link alega que atitudes tomadas por Wesley Batista, principal executivo da JBS, para “retirá-lo do cargo” violaram os acordos que ambos mantinham na administração da empresa na Holanda. Alega ainda que as atitudes foram tomadas para beneficiar a JBS e prejudicar interesses de Link como sócio e diretor da joint venture e suas controladas. Link está pedindo uma indenização, em valor não especificado.
Em comunicado, a JBS afirma que o litígio surgiu a partir do descumprimento, por parte de Link, de cláusulas referentes à capitalização da nova companhia. As discussões foram levadas à arbitragem, no âmbito da ICC (Câmara Internacional de Comércio), conforme previsto no contrato entre as empresas. A decisão da ICC ocorreu em março de 2011.
“A JBS respeitou a decisão da câmara arbitral, porém, o senhor Jay Link vem tentando reverter o resultado por meio de uma série de processos judiciais. O senhor Link perdeu todas as ações movidas contra a JBS, sendo mantida a decisão original da ICC”, diz o comunicado.
“A JBS entende que todas as decisões favoráveis à companhia ao longo do tempo mostram por si só que as demandas do senhor Link não possuem fundamento.”
No ano passado, após desentendimentos, a JBS e o grupo italiano Cremonini colocaram fim da sociedade na Inalca.