Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindustria

JBS inicia emissão de I-REC

A certificação foi obtida pela Biolins, termelétrica que usa como matéria-prima diversos tipos de biomassa

JBS inicia emissão de I-REC

A JBS passou a contar com um empreendimento habilitado para emitir Certificados Internacionais de Energia Renovável (International REC Standard / I-REC), que comprovam a geração de energia elétrica proveniente de fontes renováveis e ambientalmente responsáveis. A iniciativa é uma estratégia da empresa em assumir compromisso Net Zero 2040.

De acordo com comunicado, a certificação foi obtida por meio da Biolins, termelétrica localizada na cidade de Lins (SP), que pertence à empresa e usa como matéria-prima para geração de energia diversos tipos de biomassa, como bagaço de cana-de-açúcar, serragem de madeira e resíduo de eucalipto. A usina tem 45 MW de capacidade instalada, volume suficiente para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes. Com base na energia gerada pelo empreendimento em 2021, a Biolins pode emitir 113,4 mil certificados relativos ao ano passado.

A empresa informou que a JBS Biolins foi inicialmente construída para abastecer, com vapor e energia elétrica, todo o complexo industrial da JBS naquela cidade que reúne diversas operações da empresa. Entre elas unidades da Friboi, JBS Couros, JBS Biodiesel, JBS Ambiental e JBS Higiene e Limpeza. Seu excedente de energia é destinado ao Sistema Interligado Nacional.

Também entre as ações para atingir o objetivo Net Zero, a JBS está investindo US$ 1 bilhão até 2030 para descarbonizar as suas operações diretas e indiretas, sendo US$ 100 milhões em pesquisa para desenvolver soluções que tornem a agropecuária mais sustentável.