A JBS pretende expandir os acordos de exclusividade com supermercados e priorizar os produtos mais caros para crescer em 2017, segundo Renato Costa, presidente da divisão de carnes.
O essencial do plano da companhia não é aumentar o volume de produção em relação a 2016, mas, sim, as margens de lucro. “Há um esforço dentro da empresa para trabalhar melhor os canais com supermercados e os produtos de valor agregado, além de uma consolidação maior nas vendas para o exterior.”
A estimativa da JBS é aumentar de 600 para 700 o número de açougues supermercadistas que vendem apenas carne da companhia. Entre os clientes atuais estão cinco lojas na Bahia da rede Bompreço, que pertence ao Walmart, e parte das operações da paranaense Condor.
A estratégia do frigorífico consiste em assumir a responsabilidade pelo fornecimento e, em troca, prestar consultoria sobre cortes, preços, estoque e desperdício. “Estamos no início das conversas com grandes redes varejistas, mas não temos um Estado ou um cliente específico como alvo”, afirma Artêmio Listoni, diretorexecutivo na JBS Carnes.
Além de permitir vantagem sobre a concorrência, açougues exclusivos serão usados para aumentar vendas com maior valor agregado. Em 2016, o segmento correspondeu a 10% de toda a produção da companhia. “Este será o ano do produto de valor agregado. Queremos elevar [essa fatia] em 12% a 15%”, diz Listoni.