Depois de sua aquisição em julho de operações da Tyson Foods no México por US$ 400 milhões, a JBS USA vai continuar a impulsionar seu crescimento por meio de aquisições e marcas mais fortes do núcleo, provavelmente via Pilgrim’s Pride e com foco em alimentos processados, disse Andre Nogueira, presidente da JBS USA, em entrevista exclusiva ao jornal brasileiro Valor Econômico.
Enquanto alguns analistas têm chamado a Sanderson Farms como um possível alvo para a Pilgrim’s, Nogueira minimizou a probabilidade de adquirir a terceira maior processadora de aves dos Estados Unidos, chamando-o de “mais do mesmo” do que a Pilgrim’s já faz no processamento inicial, e não em conformidade com os objectivos de alimentos processados que a empresa tem agora.
Nogueira discutiu os prós e contras de quatro possíveis caminhos para o crescimento da JBS USA no futuro próximo. O primeira, por meio de expansão orgânica nos EUA através de investimentos em novas plantas, não levaria a ganhos rápidos para a empresa, disse ele. A segunda opção é a aquisição de ativos no processamento de aves, ou “mais do mesmo”, que também não é rota ideal da subsidiária.
O terceiro é crescer por meio da aquisição de uma grande empresa de alimentos processados com base em proteínas, como a JBS USA tentou fazer com Hillshire Brands quando ofereceu cerca de US$ 7,7 bilhões para a empresa, apenas para ser superada por uma oferta de US$ 8,5 bilhões da Tyson.
A quarta opção é se concentrar em crescimento no México. Para adquirir ativos da Tyson no México, a JBS USA foi capaz de dobrar a presença da Pilgrim’s neste mercado rapidamente. A empresa espera que a receita anual da Pilgrim’s aumente para US$ 650 milhões após a integração da Tyson no México.
A Pilgrim’s Pride está em boas condições de adquirir novos ativos. A subsidiária da JBS se recuperou de uma dívida líquida de US$ 1,4 bilhão em 2011 para apresentar um saldo positivo de US$ 25 milhões no segundo trimestre. Outros resultados do segundo trimestre estarão em CarneTec na próxima sexta-feira, após a JBS divulgar seus resultados financeiros do período na quinta-feira à noite.
O potencial para as operações da JBS USA em carne bovina e suína para crescer é limitado, disse Nogueira, com pouco espaço no mercado para aquisições e uma resistência por parte do Departamento de Justiça dos EUA.
Citando a tentativa da empresa para adquirir a National Beef, em 2009, ele disse que a JBS EUA é claramente vista como “suficientemente grande” aos olhos das autoridades reguladoras norte-americanas.
JBS e Tyson possuem, cada uma, cerca de 22% do mercado de carne bovina dos EUA, disse Nogueira. A JBS Pork detém uma cota de mercado de 12,5% nos EUA.
A abertura de capital da JBS USA para investidores públicos é uma opção que ajudaria a subsidiária a continuar crescendo, mas teria de gerar valor para a JBS como um todo, acrescentou.