Sabe-se que o Brasil apresenta um potencial enorme no comércio internacional de alimentos. No entanto, para que as empresas consigam uma maior penetração em mercados cada vez mais exigentes, há um longo caminho a percorrer. A vocação e a riqueza natural do País para agricultura e produção de alimentos não são suficientes, e é aí que entram as certificações de sistema de gestão de segurança de alimentos, como a estabelecida pela norma Brand Reputation through Compliance (BRCGS), conquistada neste mês de março pela Katayama Alimentos, uma das principais indústrias avícolas do País. O processo de auditoria da certificação foi efetuado pela QIMA/WQS, empresa expositora da AveSui Online.
A BRCGS é uma norma global, que exige dos fabricantes de alimentos a utilização de processos seguros de produção e de gerenciamento da qualidade dos produtos para atender às exigências dos clientes. A certificação é reconhecida mundialmente e exigida por varejistas, empresas de serviços alimentares e fabricantes de alimentos por ser considerada um importante instrumento de gestão corporativa, que indica se a empresa oferece garantia do fornecimento de seus produtos, sem interrupções e seguindo rigorosos padrões de qualidade.
A BRCGS foi criada em 1998 e hoje está em sua oitava versão. A norma tem aprovação da GFSI (Global Food Safety Initiative), iniciativa privada que cria programas de padrões de segurança na área alimentar. Seus princípios são formulados e mantidos por um grupo internacional, que reúne fabricantes de alimentos, food services, varejistas e auditores especializados.
A norma BRCGS especifica os critérios operacionais, de segurança e de qualidade dos alimentos necessários dentro de uma empresa do setor alimentício, estabelecendo o cumprimento das obrigações de conformidade legal e de proteção ao consumidor. “A BRCGS é aceita e reconhecida por grande parte dos fabricantes, distribuidores e processadores, no âmbito da indústria de alimentos nacional e internacional. O estabelecimento de padrões de produção aderentes às normas BRCGS auxilia na padronização de nossos processos produtivos e operacionais”, afirma a Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, Camila Cuencas.
A indústria e o varejo nacionais também vêm exigindo esse tipo de certificação, visando garantir a segurança dos alimentos utilizados como insumos produtivos ou vendidos a clientes cada vez mais atentos e exigentes aos padrões de qualidade.
Reputação e aceitação da marca
A norma BRCGS prevê que a indústria tenha uma estrutura predial, maquinários, equipe de colaboradores treinados e demais exigências que garantam um sistema robusto de segurança de alimentos, livres de contaminações (físicas, químicas e biológicas) que possam causar danos à saúde. Também é preciso garantir a integridade, a qualidade e, principalmente, a legalidade de todos os processos. “Todos os procedimentos que envolvem a segurança de alimentos na Katayama Alimentos foram sistematizados e aprimorados”, reforça Camila, ao revelar que há mais de um ano a indústria tem investido no aprimoramento de seu sistema produtivo e na capacitação de seus profissionais para obter o certificado.
De acordo com Gilson Katayama, Diretor Comercial do Grupo Katayama, a conquista otimiza a capacidade da indústria avícola de trabalhar com diversas organizações e parceiros comerciais nacionais e internacionais, de fornecedores a varejistas. “Obter a certificação de acordo com a norma global de segurança de alimentos do BRCGS demonstra o nível de competência e de compromisso com o fornecimento de produtos saudáveis ao consumidor da Katayama Alimentos, realizando processos sistematizados de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), higiene, segurança de alimentos e sistemas de qualidade. Vale destacar que somos pioneiros no Brasil na conquista desta importante e exigente certificação para o processo de classificação dos ovos in natura”, finaliza Gilson.
Benefícios obtidos com a BRCGS
Torna a empresa mais competitiva;
Melhora continuamente os processos;
Gera novas oportunidades de negócios;
Fortalece a marca;
Reforça a confiança do cliente;
Possibilita operar em diversos países e com diferentes clientes;
Proporciona o envolvimento dos colaboradores;
Reduz custos;
Permite a integração com outras normas;
Evidencia o compromisso da empresa com seus consumidores.