A Katayama Alimentos lançou sua primeira linha de ovos caipiras com foco nos consumidores que têm buscado uma alimentação completa e saudável. A novidade dá sequência ao aumento de portfólio da empresa, que já lançou este ano as linhas de ovos enriquecidos e desidratados.
Os ovos caipiras são produzidos por aves criadas em ambiente que permite o acesso à área externa, onde podem ciscar pelo terreno, manifestando seu comportamento natural, próprio das aves de postura, e também botar ovos em ninhos que ficam em local abrigado e protegido. Com alimentação saudável e balanceada, baseada em ingredientes 100% naturais e vegetais, os ovos caipiras são coletados diariamente.
Gema alaranjada
Importante esclarecer que o ovo caipira não é determinado pela coloração da casca, da gema e nem pelo tamanho. Os critérios que o caracterizam estão associados às condições de produção das aves, isto é, a fatores como alimentação e manejo. Os ovos caipiras e os ovos comuns não possuem diferenças significativas em termos nutricionais.
Para produzir ovos de qualidade e seguros para o consumo, é necessário que o criador adote uma série de medidas preventivas que se iniciam na criação das aves, mantendo-as saudáveis, bem nutridas e em ambiente adequado ao bem-estar animal. O sistema de produção dos ovos caipiras busca aproximar-se dos métodos mais tradicionais, nos quais as aves têm amplo acesso à área externa e liberdade para se movimentar.
Produção e comercialização
O segmento de ovos caipiras tem crescido expressivamente nos últimos anos, com sua oferta cada vez mais presente no varejo para atender às atuais exigências dos consumidores. De olho nessa tendência, a Katayama Alimentos vai ofertar, inicialmente, cerca de 1% do volume da sua produção ao mercado de ovos caipiras tipo grande vermelho. “Porém, a meta é aumentar o volume de produção, dentro de um período de três anos, acompanhando a demanda deste mercado, estimada em aproximadamente 15% do volume total comercializado nos supermercados atualmente”, revela Gilson Katayama, diretor comercial do Grupo Katayama. Em 2020, a previsão da empresa é produzir 1 bilhão de ovos no total, o que representará um aumento de 40% sobre a produção de 2019.
Os ovos caipiras da Katayama Alimentos serão comercializados para supermercados, atacadistas, atacarejos e distribuidores. Será mantido o padrão das demais embalagens, com o objetivo de dar maior visibilidade à marca no ponto de venda e torná-la cada vez mais reconhecida pelos consumidores. Os produtos serão comercializados em estojos com 10 ovos em caixas com 24 estojos.
Em sua embalagem (renovável e biodegradável), os ovos caipiras da Katayama Alimentos trazem o Selo Certified Humane Brasil – Bem-Estar Animal, baseado nas normas do Programa de Certificação “Certified Humane Raised & Handled”, as quais incluem uma nutrição equilibrada (livre de antibióticos), abrigos e áreas de repouso para os animais e espaço para a manifestação natural de cada espécie.