Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativas

Languiru inaugura frigorífico de suínos nesta sexta

Com uma estrutura de 14,5 mil m², o empreendimento irá gerar em torno de 300 empregos.

Languiru inaugura frigorífico de suínos nesta sexta

Quem trafega pela RST 419, Km 13, na direção Teutônia a Poço das Antas, se impressiona com um dos maiores investimentos que está sendo realizado no Estado. Em instantes, na margem direita, surge em meio a paisagem, uma obra imponente. Com inauguração marcada para a próxima sexta-feira, dia 13 de abril, o frigorífico de suínos da Cooperativa Languiru promete ser um marco na história da empresa e da região.

Com uma estrutura de 14,5 mil m², o empreendimento irá gerar em torno de 300 empregos. A projeção inicial de abate é de 1,5 mil suínos/dia. Hoje, a produção de suínos da cooperativa engloba 300 propriedades em municípios dos Vales do Caí e Taquari.

O empreendimento que conta com incentivos do Fundopem – RS e município de Poço das Antas, totalizará um investimento na ordem de R$ 45 milhões. Da mesma forma, receberá o apoio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS). O projeto que visa aumentar o consumo da carne suína no País em 2 kg per capita, está sendo desenvolvido pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e Sebrae/RS, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS).

Em virtude da estrutura preparada para atender tanto o mercado nacional como o internacional, a área comercial da Languiru já trata de questões relacionadas a comercialização dos produtos, desde o ano passado. No abatedouro, serão industrializados cortes de carne e embutidos, totalizando uma linha de mais de 100 produtos.

Segundo o presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, a região não será beneficiada apenas pelo abatedouro, mas por um conjunto de segmentos da área do comércio, da indústria e dos serviços que surgirão paralelamente a implantação do abatedouro. “O frigorífico de suínos era a indústria que faltava para a Languiru nos segmentos em que ela atua”, disse.