A holding argentina LG Agronegócios e Participações S.A. recebeu o aval da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda para comprar as empresas brasileiras Sollus Capital, Los Grobo e Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA).
Com a incorporação, a LG pretende atuar em toda a cadeia agrícola, da aquisição e preparação de terras à produção de grãos e cana-de-açúcar, passando pelo fornecimento de serviços para o setor, como comercialização de insumos, semeadura e colheita de commodities agrícolas e armazenamento de produtos.
A LG Agronegócios e Participações S.A. tem como sócios a família argentina Grobocopatel e a Vinci Partners, gestora formada por ex-sócios do Banco Pactual. Atualmente, a Los Grobo (que atua no Brasil em parceria com a Sollus) é controlada pelo Grupo Los Grobo, cuja atuação está concentrada no Mercosul, principalmente na Argentina. Na safra de 2010/11, a área cultivada pelas empresas do grupo foi de cerca de 300 mil hectares em todo o Mercosul.
Em função da reorganização societária a ser realizada com a entrada da LG, o Grupo Los Grobo passará a ser controlado integralmente pela holding LG. Por sua vez, a LG terá 56,88% da subsidiária brasileira Los Grobo; os demais 43,2% continuarão com o Grupo Los Grobo. Depois de concretizada a operação, a LG terá ainda 68,8% da CMAA e 100% da Sollus. O contrato de investimentos e outros ajustes foi firmado entre as empresas no dia 14 de junho.
A CMAA é produtora de açúcar, etanol e energia elétrica através de duas controladas, a Triângulo Mineiro Açúcar e Álcool Ltda, e a Vale do Tijuco Açúcar e Álcool Ltda. A CMAA inaugurou a Usina Vale do Tijuco em 2010. Localizada em Uberaba (MG), a planta é a primeira de três unidades previstas, a serem construídas no Triângulo Mineiro. A Vale do Tijuco tem capacidade para moer dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, produzir 180 milhões de litros de etanol e gerar 140 mil megawatts-hora de energia durante a safra.
A Sollus Capital investe em terras com potencial agrícola ou pastagens degradadas que possam ser recuperadas para cultivo. Depois de recuperadas, a Sollus pretende buscar parcerias com produtores rurais para a exploração destas terras. A Los Grobo opera no Brasil desde 2008 em parceria com a Sollus e tem suas atividades focadas na produção de soja, milho e trigo. Também comercializa grãos e insumos e atua no transporte de mercadorias agrícolas, além de assistência técnica e financeira a produtores e serviços agrícolas, como plantio, colheita e armazenamento. A ideia original da Los Grobo era abrir seu capital na bolsa brasileira, a BM&FBovespa.