A Smithfield Foods, maior processadora de carne suína dos Estados Unidos, anunciou na sexta (6) lucro líquido de US$ 39,5 milhões no primeiro trimestre fiscal de 2014 (encerrado em 28 de julho), uma queda de quase 36% na comparação com os US$ 61,7 milhões registrados no mesmo trimestre de 2013.
O lucro por ação ficou em US$ 0,28 no primeiro trimestre ante US$ 0,40 no mesmo período do ano fiscal anterior.
As vendas cresceram 9,77% na mesma base de comparação, para US$ 3,4 bilhões. As vendas internacionais da Smithfield chegaram a US$ 376 milhões ante US$ 346,8 milhões no mesmo período de 2013.
“O principal motor do nosso negócio continua a ser as carnes embaladas, que alcançaram margens sólidas. Mas também houve um aumento no volume de produtos comercializados e crescimento na participação de mercado das nossas principais marcas e categorias neste trimestre”, disse C. Larry Pope, presidente e diretor-executivo da empresa, em nota.
Por outro lado, Pope afirmou que a fraqueza sazonal na venda de carne de porco fresca no primeiro trimeste foi agravada neste ano pela queda nas compras de importantes mercados como Japão, China e Rússia. Isso, e o aumento dos custos na produção de suínos no Leste Europeu e México, comprometeu a lucratividade da empresa.
Em função da venda da empresa para a chinesa Shuanghui International, não houve teleconferência com analistas sobre os resultados da Smithfield. No final de maio, a processadora de carnes suína americana anunciou que foi vendida para a Shuanghui por US$ 4,72 bilhões. O negócio ainda precisa ser aprovado por órgãos regulamentadores em vários mercados.