Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Languiru

Mais de 3,8 mil pessoas prestigiam três dias de evento em Teutônia, no RS

O Teutofrangofest é tradicional no município gaúcho, sede da cooperativa Languiru, e valoriza a cadeia produtiva avícola

Mais de 3,8 mil pessoas prestigiam três dias de evento em Teutônia, no RS

Muita alegria e diversão, comida e bebida farta e de qualidade, momentos de reencontro de famílias e amigos. Essa foi a 4ª Teutofrangofest, evento que reuniu, de 19 a 21 de agosto, mais de 3,8 mil pessoas na Associação dos Funcionários da Languiru. Considerado o principal evento gastronômico de Teutônia, valoriza a cadeia produtiva da avicultura. Foram mais de 35 opções de comidas e bebidas, além de atrações musicais.

A 4ª Teutofrangofest foi uma realização da CIC Teutônia, em parceria com a Cooperativa Languiru e apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio de Languiru e outras cooperativas como Sicredi Ouro Branco, Certel, Santa Clara, Aurora e Unimed VTRP.

Sucesso

A comissão organizadora considera que o evento foi coroado de sucesso. O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, idealizador do evento, se disse feliz com a repercussão. “A presença do governador Ranolfo Vieira Júnior atesta o reconhecimento estadual ao evento e à importância da avicultura para a economia do Rio Grande do Sul. Se o Vale do Taquari busca o selo de ‘Vale dos Alimentos’, com certeza a Teutofrangofest dá sua importante contribuição para isso, além de divulgar a força do cooperativismo, do agronegócio e outras riquezas regionais.”

Recomeço

Entre outras autoridades, o governador Ranolfo Vieira Júnior participou da solenidade de abertura da 4ª Teutofrangofest e referendou a força do agronegócio ao fazer uso da palavra. “A diversidade de produtos oriundos do trabalho no campo gera empregos e renda. O agronegócio representa cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de aves do Brasil.”

Ele também parabenizou a organização do evento. “Vivemos momento de saída da pandemia, então um evento dessa natureza tem também o significado de recomeço, de retomada e até mesmo de resiliência”, disse, acompanhado da Primeira-Dama do Estado, Sônia Vieira.

Além-fronteiras

Os discursos na abertura do evento qualificaram a proporção que a Teutofrangofest passa a ter. O presidente da CIC Teutônia, Airton Roque Kist, valorizou sua consolidação. “É uma programação que toma proporções com status de grande evento, elevando a cadeia produtiva da avicultura”, disse, agradecendo o apoio dos patrocinadores desde a primeira edição.

Próximo evento

Reunião da comissão organizadora deve ocorrer nos próximos dias para tratar dos pontos positivos e oportunidades de melhoria para a próxima edição, programada para 2023, com a possibilidade de nova denominação e ações que permitam a participação de maior quantidade de público. “Almejamos a inclusão do evento no calendário oficial do Estado e, por isso, a Teutofrangofest passaria a se chamar de Frangofest, com o selo de evento oficial da cadeia produtiva da avicultura no Rio Grande do Sul. Ele nasceu para valorizar o trabalho dos produtores no campo e, hoje, já ganha uma proporção ainda maior”, concluiu Bayer.