Um total de 5.588 frangos morreram em uma granja de Itu (SP) depois de uma queda de energia. A propriedade fica na estrada municipal do Jacu, zona rural da cidade e o criador calcula um prejuízo de aproximadamente R$ 6 mil. A granja tinha 32 mil frangos e a maioria, que não suportou o calor, na segunda-feira (9) tinha 12 dias de vida.
O proprietário Valdemar Antonio Sbrissa Junior afirma que a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) realiza há algum tempo a manutenção na rede da região e nem sempre avisa quando haverá interrupção no abastecimento de energia.
Em nota ao G1, a CPFL disse que vai apurar o caso.
“Aconteceu por volta das 11h30, no horário de almoço dos funcionários. Quando eles perceberam que o sistema de segurança não funcionou, meia hora depois, já não tinha mais como salvar os frangos.” As aves ficam em galpões fechados por cortinas que abrem quando o sistema de segurança é acionado, explica o criador.
“A energia cai toda hora e ontem caiu uma fase. Todos os motores são trifásicos, mas a energia que alimenta o sistema é monofásica e não entendeu quando caiu o abastecimento.” Junior diz que outros criadores do bairro já tiveram prejuízos devido a falta de energia e, para tentar ressarcir o prejuízo, vai registrar um boletim de ocorrência.