Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Mapa garante qualidade da Dália Alimentos

Cooperativa recebeu a certificação IN 65. No Rio Grande do Sul, até última lista divulgada pelo Mapa apenas duas fábricas possuíam esse status.

Mapa garante qualidade da Dália Alimentos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) certificou a Dália Alimentos com a Instrução Normativa nº 65. Ela assegura o total controle da cadeia produtiva da cooperativa quanto ao uso de medicamentos.

De acordo com o supervisor de nutrição animal da Cosuel, Elói Blomker, esse certificado atesta o diferencial de qualidade dos produtos Dália. “Acredito que com isso nos tornamos mais competitivos, abrindo portas tanto no mercado interno quanto no externo”, sublinha.

Na opinião do médico veterinário da Cosuel, Luis Gustavo Nascimento, a IN 65 prevê maior segurança alimentar ao produto final. “Com ela eliminamos qualquer risco de contaminação na fábrica de rações, já que todos os insumos usados são controlados”, explica.

A certificação é resultado de quatros anos de trabalhos, treinamentos e adequações em toda a cooperativa. O objetivo agora é trabalhar para manter o status conquistado. Para obter esse atestado, Nascimento lembra que é preciso possuir a IN 04, a qual garante as Boas Práticas de Fabricação na indústria.

Ao todo, o Mapa realizou três auditorias na cooperativa. “Diferente de algumas empresas, hoje a Dália tem total rastreabilidade no que envolve aspectos de epidemias de campo e estratégias pontuais de uso de terapêuticos”, afirma o médico veterinário. De acordo com a lista de estabelecimentos cadastrados no Ministério, das 155 fábricas de produção de ração do Estado, até o final do ano passado somente duas possuíam esse certificado.