Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Mapa interdita frigorífico de suínos e bovinos

A interdição do frigorífico em Araxá (MG) ocorreu por não atender requisitos legislativos.

Frigorífico classificado como Matadouro de Bovinos e Suínos, localizado em Araxá/MG, foi interditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A interdição ocorreu porque o estabelecimento não atendia aos requisitos previstos na legislação, como forma de evitar eventuais riscos à inocuidade dos produtos.

Não conformidades foram constatadas durante supervisões realizadas no ano passado pelo Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários (Sipag), da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Minas Gerais (SFA/MG). Foram encontradas deficiências em instalações, equipamentos e na aplicação do Programa de Boas Práticas de Manipulação, não corrigidas de forma satisfatória no prazo estabelecido.

Mediante o relatório de inspeção emitido pelo Mapa, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o estabelecimento, que permanece interditado até que as exigências sejam cumpridas e uma nova supervisão constate a regularidade da situação.

O frigorífico trabalhava no abate de bovinos e suínos abastecendo a região do Triângulo Mineiro, Belo Horizonte e parte de São Paulo. A ação que resultou na interdição do local é um procedimento de rotina do Mapa.