As marcas Perdigão e Sadia,da BRF Brasil Foods, são as mais valiosas do País no setor de alimentos. A constatação aparece no ranking elaborado pela BrandAnalytics/Millward Brown em parceria com a revista IstoÉ Dinheiro, com base em informações financeiras e de mercados de capitais do ano passado, além da pesquisa de mercado BrandZ. O valor total das duas marcas dobrou entre 2008 e 2009, de R$ 1,87 bilhão para R$ 3,6 bilhões. “A valorização foi em função dos bons resultados financeiros obtidos após a fusão”, analisa Eduardo Tomiya, diretor da BrandAnalytics.
Segundo o executivo, na construção de uma marca valiosa é fundamental ter um posicionamento de marca incorporado em todos os pontos de contato com muita consistência. “Isso faz com que os consumidores tenham uma excelente imagem para a marca e a mesma gera lealdade e diferenciação no processo de compra. Isso, em nossa metodologia, gera lucros maiores e mais estáveis. O valor da marca é, portanto, uma consequência desse processo”, completa Tomiya. No ranking geral, liderado pela Petrobras, a Perdigão aparece em 8o lugar – o primeiro em alimentos – e a Sadia, em 10o.
O valor da Perdigão passou de R$ 1,12 bilhão, em 2008, para R$ 2 bilhões no ano passado, o que representa um aumento de 80%. Para a Sadia, o valor mais do que dobrou, saindo de R$ 758 milhões, em 2008, para R$ 1,6 bilhão em 2009. Se fosse considerado o valor das duas marcas, a empresa ficaria na 7a posição na classificação geral.