A Marfrig Alimentos S.A. comunica que constituirá, por intermédio de sua subsidiária Keystone Foods na China, duas joint-ventures, com o objetivo de explorar as oportunidades de fornecimento de alimentos e atender à crescente demanda de distribuição no mercado chinês. São elas:
A COFCO Keystone Foods Supply Chain que explorará oportunidades em logística e distribuição de alimentos na China. O empreendimento combina o conhecimento do mercado local da COFCO com a experiência da Marfrig e da Keystone Foods em distribuição de alimentos e desenvolvimento de clientes internacionais, criando uma empresa de destaque em logística multi-temperatura na China. A Keystone Foods China e a COFCO já vem desenvolvendo uma parceria bem sucedida desde 1990.
Previsto para entrada em operação em 2012, o projeto prevê a construção de seis centros de distribuição, frota de transportes e plataforma de tecnologia de informação de suporte, em cidades estratégicas da China, incluindo a capital Beijing e Shenzhen (onde fica a unidade industrial de produtos processados da Keystone Foods China) e nas cidades de Chengdu, Shanghai, Shenyang e Wuhan.
O investimento total previsto é de US$ 252 milhões ao longo de 10 anos. O acordo tem data prevista para assinatura em 15 de abril de 2011, na cidade de Beijing (China).
A Keystone-Chinwhiz Poultry Vertical Integration verticalizará a operação de aves na China e atenderá às necessidades dos clientes com produtos industrializados de alta qualidade e custos competitivos. A joint-venture envolve a integração vertical e a cadeia de fornecimento e trará benefícios em termos de garantia de fornecimento, segurança alimentar, previsibilidade de custos e produção sustentável.
A joint-venture terá capacidade para processar 200 mil aves/dia e será capaz de fornecer 50% das necessidades de matéria-prima da unidade de processamento da Keystone Foods na China. Essa unidade já atende a mais de 2,6 mil restaurantes na China, Hong Kong e Japão. O investimento previsto para esta joint-venture de US$ 57 milhões até o final de 2013.
Dessa forma, a Marfrig estará posicionada estrategicamente para atender à crescente demanda por alimentos no mercado chinês, atuando desde o processamento até a distribuição aos seus clientes. Além disso, o investimento está em linha com a estratégia da Companhia, com foco na sustentabilidade financeira no longo prazo que contribuirá com uma geração de caixa consistente.