Redação (14/08/2008)- O Grupo Marfrig anunciou ontem o aumento do capital para a concretização da compra de unidades do OSI no Brasil e no mundo – anunciada no final de junho. A empresa fechou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 66,4 milhões. As ações do grupo encerraram o pregão ontem na BM&FBovespa avaliadas em R$ 19,45, alta de 0,77%.
"Já havíamos dito que faríamos isso (aumento de capital) para pagar a compra da OSI", disse Ricardo Florence, diretor de Relações com Investidores do Marfrig. Serão emitidas 63,9 milhões de novas ações – no montante de R$ 1,37 bilhão. Segundo ele, não será uma oferta pública – é apenas para os acionistas. "Tencionamos completar a oferta mas, se não vendermos tudo, daremos detalhes da operação no momento de publicação do aviso ao acionistas", completa.
Diferente de outras empresas do setor de carnes, as margens do Marfrig não tiveram redução tão significativa entre um trimestre e outro e na comparação com 2007. No segundo trimestre, a margem Ebitda foi de 11,4% contra 11,9% no anterior e 12% no segundo trimestre do ano passado. "O trimestre foi marcado pelo início das operações em frango e mesmo assim tivemos uma rentabilidade de acordo com o que era esperado". No trimestre, o Ebtida foi de R$138,8 milhões, 49,1% superior.
O Marfrig não divulga as margens por país de atuação. Recentemente, o presidente da JBS, Joesley Batista, afirmou que esperava margens menores para o setor, no próximo trimestre. "Não falamos por segmento dentro do Brasil, mas as condições para o segundo semestre são de maior disponibilidade de gado, com preços melhores. Além disso, quanto mais diversificada as bases, maior a tendência de se conseguir melhor equilíbrio nos custos", acredita.
A empresa registrou aumento de 152% no lucro líquido no segundo trimestre de 2008, na comparação com os R$ 26,4 milhões de lucro pró-forma registrados em igual período de 2007. O resultado não considera as despesas extraordinárias com o IPO feitas pela companhia. "Colocamos desta forma para que o mercado tenha a comparação correta", afirma Florence. Segundo ele, o resultado se deve a um ganho de eficiência, à diversificação das proteínas e geograficamente, com forte presença no Uruguai e Argentina. "Esse conjunto é que tornou possível o desempenho em um ambiente em que o Brasil foi um desafio", avalia. As vendas internas cresceram 70,8% e as externas, 32,2% no período.
Os investimentos do trimestre somaram 256,8 milhões, sendo R$ 234,5 milhões em aquisições no Brasil e no exterior. No semestre, o lucro líquido alcançou R$ 91,5 milhões (incremento de 240,1%), e o Ebitda apurado foi de R$ 266,2 milhões, aumento de 59,1%.
Marfrig aumenta capital para pagar suas novas aquisições
<p>A empresa fechou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 66,4 milhões.</p>