A Marfrig Global Foods e a Alianza del Pastizal, organização que atua em defesa do bioma Pampa na América do Sul, lançaram na segunda-feira (31) um selo para carne produzida em propriedades rurais que conservam áreas de campos nativos do bioma Pampa.
O selo, lançado durante a 38ª Expointer em Esteio, no Rio Grande do Sul, permitirá aos consumidores identificar a carne produzida de forma a conservar superfícies de campos nativos, vegetação original e predominante dos Pampas sul-americanos.
O selo é concedido após avaliação e certificação dos processos produtivos nas propriedades rurais membros da Alianza del Pastizal, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Cerificação de Carnes del Pastizal (CCCP), segundo a Marfrig.
No Rio Grande do Sul, 110 propriedades já fazem parte do programa da Alianza del Pastizal, o equivalente a uma área total de 120 mil hectares (80 mil hectares de campos nativos). Considerando os quatro países que fazem parte do programa – Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai –, são mais de 300 propriedades.
“Para a Marfrig, esta é uma oportunidade de promover um produto com garantia de origem, que valoriza o trabalho e a tradição do Pampa, assim como incentiva boas práticas de conservação da biodiversidade deste bioma tão importante no Brasil”, disse o gerente de Sustentabilidade da Marfrig, Mathias Almeida, em nota enviada pela empresa.
A Alianza del Pastizal foi estabelecida em 2006 pela organização BirdLife International e parceiros.