A Marfrig Global Foods decidiu encerrar as operações do seu frigorífico na província de Córdoba, na Argentina, depois de suspender as operações da unidade em fevereiro, de acordo com o jornal local El Cronista.
Cerca de 350 trabalhadores da planta no município de Unquillo, que estavam em licença remunerada desde fevereiro, foram demitidos. O cenário de “default” econômico enfrentado pela Argentina na semana passada pode ter desempenhado um papel importante na decisão da Marfrig para fechar a planta.
A Marfrig também fechou outras duas plantas de processamento de carne bovina na Argentina em fevereiro. Agora, com o fechamento de três frigoríficos no país, resta à Marfrig uma planta aberta na Argentina em Villa Mercedez, na província de San Luis.
Em fevereiro, a Marfrig revelou que os fechamentos temporários estavam vinculados, naquele momento, a motivos financeiros, falta de gado disponível para abate e “pouca previsibilidade do negócio” na Argentina. Fontes disseram a um jornal argentino que o governo deve à Marfrig AR$ 10 milhões (R$ 2,76 milhões), por retenção do imposto sobre valor agregado (IVA).
A companhia no Brasil não quis comentar as notícias vindas da Argentina, porque a empresa está em um período de silêncio antes de liberar seus resultados financeiros do segundo trimestre no dia 13 de agosto.