A Marfrig Alimentos informou ontem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que retomará as atividades de abate de bovinos em suas unidades de Chupinguaia, no Estado de Rondônia, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul.
Em Chupinguaia as atividades serão reiniciadas amanhã. Após reformas de modernização e expansão iniciadas em outubro do ano passado, a capacidade instalada na unidade passou a 1,5 mil bovinos por dia. Segundo a empresa, Porto Murtinho voltará a operar no próximo dia 25, com capacidade de abate de 850 animais por dia.
No comunicado à CVM, a Marfrig informa que a retomada das atividades nas duas plantas “em um momento de melhor oferta de matéria-prima para o setor aumenta a utilização da sua capacidade de produção, que hoje é de 13,3 mil cabeças por dia no Brasil e de 20,95 mil cabeças por dia no total da Marfrig Alimentos”, que tem unidades no exterior.
A retomada também acontece após um primeiro trimestre de resultados adversos – a companhia amargou prejuízo líquido de R$ 38,2 milhões no período, ainda que sua receita líquida tenha aumentado 107,1% sobre o mesmo intervalo de 2008, para R$ 2,4 bilhões – e de informações de mercado que indicaram conversas recentes para uma eventual união de operações com a concorrente Bertin.