O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, deverá definir mais alguns nomes que vão compor sua equipe.
O secretário de Defesa Agropecuária será Carlos Goulart, segundo fontes ouvidas pelo Valor. Servidor do Ministério da Agricultura desde 2007 e atual diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Goulart é engenheiro agrônomo e mestre em Agricultura Tropical e Subtropical com ênfase em fitossanidade.
Técnico, Goulart é um nome que agrada a entidades do setor privado de carnes e grãos. Foi nomeado adido agrícola na China e assumiria o cargo em breve. Ao permanecer no Brasil, vai comandar a principal e maior secretaria do Ministério da Agricultura, responsável pela sanidade e qualidade da produção e dos insumos utilizados no campo.
Goulart está de férias e será convidado oficialmente nesta terça-feira pelo ministro Carlos Fávaro.
A diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Ana Lúcia Vianna, chegou a ser convidada para comandar a secretaria, mas continuará no cargo atual, também com o aval do setor privado, que elogia sua gestão.
Fávaro ainda aguarda para definir quem comandará a Secretaria de Política Agrícola, que cuida de temas como o seguro rural e o Plano Safra. O deputado federal Neri Geller (PP-MT) será o secretário se a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ficar inteiramente na estrutura do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.