Na manhã desta quinta-feira (11), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com Ricardo Faria, CEO do Grupo Granja Faria, que trouxe uma demanda da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) relacionada à nomenclatura dos ovos em natureza. Em fevereiro deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma audiência pública para coletar informações e subsídios para avaliar as tabelas de classificação de ovos por peso.
A proposta debatida com o ministro Fávaro busca uniformizar a nomenclatura de ovos, alinhando-a com o que o consumidor já está acostumado, respeitando a classificação por peso, os controles de classificação, a rotulagem e os registros no Mapa. Ricardo Faria destacou que o pedido atende às necessidades do setor de classificação e também à vontade dos consumidores brasileiros, além de ajudar a prevenir fraudes no comércio de ovos.
O ministro Fávaro afirmou que a demanda será encaminhada para a área de defesa agropecuária e que eles buscarão atender ao pedido, uma vez que a nomenclatura não afeta as obrigações técnicas de sanidade que o setor deve seguir. “É o setor que entende do comércio no dia a dia. Nós estamos aqui para escutar e auxiliar da melhor forma para que o setor continue pujante”, disse Fávaro.
Durante a reunião, Ricardo Faria também falou sobre a Insolo Agroindustrial, uma empresa brasileira do agronegócio fundada em 2008, voltada para a produção de grãos e expansão na cultura do algodão, além de ser a maior investidora em bioinsumos no Brasil. Faria enfatizou o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a preocupação com seus colaboradores, destacando que 27% de seus empregados são mulheres, ocupando diversos cargos, inclusive na operação de máquinas.